quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Unidade de Saúde do Bairro São Camilo comemora o Dia das Crianças

  A Unidade Básica de Saúde da Vila São Camilo, comemorou nesta última segunda-feira dia 10 de outubro, o Dia das Crianças. O evento contou com a colaboração da comunidade, do Conselho Local e do Projeto Caminhada, que com grande esforço contribuíram para engrandecer o acontecimento.
Estiveram presentes os estagiários da FAIT e da Escola Centro Paula Souza (Minas), que realizaram palestras relacionadas aos Acidentes Domésticos. A dentista da Unidade Drª. Danielle Maria Ricardo  falou sobre a saúde bucal e as Agentes Comunitárias deram dicas sobre Alimentação Saudável e Bolsa Família.
 
A Secretaria Municipal da Saúde parabeniza a iniciativa da Comunidade em proporcionar as crianças um dia de lazer e conhecimento.
 
(texto: Cristiane Camargo)

  • 27 de Out/11 
    A Rede SANS Itapeva parabeniza a Equipe da Unidade de Saúde São Camilo, pela ação realizada.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comunidade Quilombola do Jaó entrega hortaliças para a merenda escolar


Através do apoio recebido pela Prefeitura Municipal de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (Semai), produtores rurais do Quilombo do Jaó estão entregando parte da sua produção de hortaliças para a merenda escolar de Itapeva.
Segundo o engenheiro agrônomo Jeovane, diretor do Departamento de Produção Vegetal da Semai, as hortaliças comercializadas pela comunidade do Jaó são produzidas pelas mulheres da comunidade.
As hortaliças são produzidas com muito composto orgânico, um mínimo de adubação química e praticante zero de agrotóxicos. “Aos poucos as horticultoras do Jaó estão aderindo às técnicas de cultivo orgânico”, diz o diretor.
Segundo Priscila da Silva Torres, funcionária da Cooperativa de Produtores Orgânicos (Cooperorgânica), os produtos produzidos e entregues pela comunidade do Jaó são excelentes. Ela destaca ainda o capricho das produtoras ao embalar as hortaliças.
A Secretaria Municipal de Agricultura, está sempre auxiliando a comunidade com transporte de insumos e da produção, mecanização agrícola, assistência técnica e auxilio na orientação sobre os canais de comercialização da produção, isso tudo sempre de maneira gratuita.
“Acreditamos que fortalecendo agricultura familiar, estamos melhorando a qualidade de vida da sociedade, além de combatermos o êxodo rural”, diz o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Cassiano Tóffoli de Oliveira.
Agricultoras do Jaó são assessoradas pela Semai
Amostra de alface cresça pesando 370 gramas em média

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Exibir detalhes

Prioridade normal Alimentaçăo adequada e saudável: direito de todos

De:
ascom@consea.planalto.gov.br 
As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens
13 de outubro de 2011
Alimentação adequada e saudável: direito de todos

Irio Conti e Evandro Pontel
No Brasil estamos vivendo um tempo especial na área da segurança alimentar e nutricional. Acabamos de realizar conferências municipais, regionais e territoriais de segurança alimentar e nutricional que envolveram participantes de mais de 3.200 municípios brasileiros.
Na seqüência, tivemos a realização das conferências estaduais em todos os estados e no Distrito Federal. Em breve teremos a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que se realizará em Salvador, na Bahia, de 7 a 10 de novembro, com previsão de reunir cerca de dois mil participantes do Brasil e do exterior.
Este amplo processo de mobilização social e governamental que está envolvendo milhares de pessoas evidencia que vivemos um tempo favorável para avançarmos na efetivação do direito humano à alimentação de todas e todos os brasileiros.
Inspirados pela inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal, em 2010, ousamos adotar nesta 4ª Conferência o tema: Alimentação adequada e saudável: direito de todos. A Conferência visa construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável por meio da Política, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da implantação de planos de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir de análises dos avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação desse direito em todo território nacional.
No Brasil houve avanços significativos nos últimos anos com a implementação de diversas leis, acompanhadas da implantação de vários programas e ações que garantem o direito humano à alimentação adequada. Foram criados e instalados Conselhos e recentemente houve a realização das conferências de segurança alimentar que impulsionaram diversas iniciativas e programas nesta área.
Inegavelmente, a Conferência de Salvador reconhecerá estes e tantos outros avanços que efetivamente alçaram o país como referência nacional e internacional em iniciativas de promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, aliadas a outras políticas sociais.
Por outro lado, convivemos com ameaças como a contaminação dos alimentos decorrente do uso desregrado de agrotóxicos, que causa graves problemas à saúde da população e ao meio ambiente. Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e em 2010 a média per capita alcançou 5,2 quilogramas.
Nenhum outro país pulveriza a quantidade de agrotóxicos que o Brasil aplica na produção de alimentos. Somente em 2010 foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias, movimentando aproximadamente 7 bilhões de dólares na venda de produtos.
Em 2009 a Anvisa coletou e analisou diversas amostras de alimentos (hortaliças e frutas) e os resultados mostraram que entre 29% e 80% das amostras possuíam dosagens acima dos limites tolerados. As irregularidades identificadas referem-se tanto à aplicação excessiva de agrotóxicos não autorizados para as devidas culturas, como também à aplicação de agrotóxicos banidos ou não permitidos em nenhuma cultura. Deste modo, ao mesmo tempo que ainda temos a falta de acesso a alimentos adequados e saudáveis temos uma grande quantidade de alimentos que chegam às nossas mesas contaminados.
As conferências municipais, territoriais e estaduais identificaram, enfaticamente, que a maioria das ameaças está relacionada a um tema que precisamos debater mais em todos os espaços: a matriz do desenvolvimento brasileiro que influi diretamente na produção, distribuição e consumo de alimentos. Atualmente coexistem dois modelos de desenvolvimento. Um se expressa pelo modelo agroexportador, caracterizado pelas grandes propriedades, monoculturas intensivas, uso intenso de agroquímicos, equipamentos e máquinas modernas, baixa utilização de mão de obra, disseminação intensiva de sementes transgênicas e uso de agrotóxicos.
Este modelo gera poucos postos de trabalho, concentra terra, água e renda, acelera a degradação ambiental e deixa milhares de pessoas excluídas de seus direitos fundamentais, inclusive o direito humano à alimentação adequada e saudável. Por outro lado, se fortalece um modelo de desenvolvimento que se assenta na agricultura familiar e camponesa, constituído por unidades de produção diversificadas, geradoras de trabalho e renda, voltadas prioritariamente ao mercado interno e à produção de alimentos para o autoconsumo, à soberania e segurança alimentar e nutricional e à realização do direito humano à alimentação adequada e saudável.
Como podemos perceber, os participantes da 4ª Conferência Nacional analisarão os avanços e ameaças, mas também se debruçarão sobre os desafios que precisam ser enfrentados para que tenhamos o direito à alimentação adequada e saudável efetivado.
Entre os desafios podemos citar a erradicação da desnutrição e a garantia da alimentação adequada e saudável aos 16,2 milhões de cidadãos brasileiros que ainda vivem em situação de extrema pobreza e vunerabilidade social e alimentar; a consolidação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, mediante a articulação de um conjunto de ações e programas que abranjam desde o acesso à terra, à água e aos recursos produtivos, até o enfrentamento dos transgênicos e agrotóxicos e a transição para a produção de alimentos baseada em unidades de produção familiares de matriz agroecológica que garantam a produção, o abastecimento e o consumo de alimentos saudáveis; e não menos importante é a adoção de medidas urgentes de reversão das taxas de excesso de peso e obesidade, aliadas com iniciativas de educação alimentar e nutricional para que a população tenha todas as condições de se alimentar de modo adequado e saudável.
Oxalá aproveitemos esta oportunidade gerada pelos processos das conferências de segurança alimentar e nutricional para discutir e implementar ações que efetivamente garantam o direito à alimentação adequada e saudável como um direito de todos e todas em cada um dos lugares onde vivemos.
Írio Conti é Mestre em Sociologia, conselheiro dos Conselhos Nacional e Estadual (Rio Grande do Sul) e presidente da Fian Internacional; Evandro Pontel é Graduado em Filosofia e Teologia; ambos são professores da Rede Integrada de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3279 / 3483
(61) 3411.2747 / 2746
www.presidencia.gov.br/consea ascom@consea.planalto.gov.br
Redes Sociais







quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como está sua alimentação?

• Se você achar que mais de uma resposta está certa, escolha a que você mais costuma fazer quando come.

• Lembre-se: responda o que você realmente come, e não o que gostaria ou acha que seria melhor.

• Se você tiver alguma dificuldade para responder, peça ajuda a alguém próximo da família, amigo ou vizinho.

• Escolha só UMA resposta. Vamos começar!


1) Qual é, em média, a quantidade de frutas (unidade/fatia/pedaço/copo de suco natural) que você come por dia?

Não como frutas, nem tomo suco de frutas natural todos os dias
3 ou mais unidades/fatias/pedaços/copos de suco natural
2 unidades/fatias/pedaços/copos de suco natural
1 unidade/fatia/pedaço/copo de suco natural
 

2) Qual é, em média, a quantidade legumes e verduras que você come por dia?


Atenção! Não considere nesse grupo os tubérculos e as raízes (veja pergunta 4).
Não como legumes nem verduras todos os dias
3 ou menos colheres de sopa
4 - 5 colheres de sopa
6 -7 colheres de sopa
8 mais colheres de sopa
 

3) Qual é, em média, a quantidade que você come dos seguintes alimentos: feijão de qualquer tipo ou cor, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, fava, sementes ou castanhas?

Não consumo
2 ou mais colheres de sopa por dia
Consumo menos de 5 vezes por semana
1 colher de sopa ou menos por dia
 

4) Qual a quantidade, em média, que você consome por dia dos alimentos listados abaixo?

a Arroz, milho e outros cereais (inclusive os matinais); mandioca/macaxeira/aipim, cará ou inhame; macarrão e outras massas; batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa ou mandioquinha colheres de sopa;
b Pães unidades/fatias;
c Bolos sem cobertura e/ou recheio fatias;
d Biscoito ou bolacha sem recheio unidades.
Veja aqui como calcular o número de porções consumidas.
 

5) Qual é, em média, a quantidade de carnes (gado, porco, aves, peixes e outras) ou ovos que você come por dia?

Não consumo nenhum tipo de carne
1 pedaço/fatia/colher de sopa ou 1 ovo
2 pedaços/fatias/colheres de sopa ou 2 ovos
Mais de 2 pedaços/fatias/colheres de sopa ou mais de 2 ovos
 
6) Você costuma tirar a gordura aparente das carnes, a pele frango ou outro tipo de ave?
Sim
Não
Não como carne vermelha ou frango
 
7) Você costuma comer peixes com qual freqüência?
Não consumo
Somente algumas vezes no ano
2 ou mais vezes por semana
De 1 a 4 vezes por mês
 

8) Qual é, em média, a quantidade de leite e seus derivados (iogurtes,bebidas lácteas, coalhada, requeijão, queijos e outros) que você come por dia?


Pense na quantidade usual que você consome: pedaço, fatia ou porções em colheres de sopa ou copo grande (tamanho do copo de requeijão) ou xícara grande, quando for o caso.
Não consumo leite, nem derivados
3 ou mais copos de leite ou pedaços/fatias/porções
2 copos de leite ou pedaços/fatias/porções
1 ou menos copos de leite ou pedaços/fatias/porções
 

9) Que tipo de leite e seus derivados você habitualmente consome?

Integral
Com baixo teor de gorduras (semi-desnatado, desnatado ou light)
 

10) Pense nos seguintes alimentos: frituras, salgadinhos fritos ou em pacotes, carnes salgadas, hambúrgueres, presuntos e embutidos (salsicha, mortadela, salame, lingüiça e outros). Você costuma comer qualquer um deles com que freqüência?

Raramente ou nunca
Todos os dias
De 2 a 3 vezes por semana
De 4 a 5 vezes por semana
Menos que 2 vezes por semana
 

11) Pense nos seguintes alimentos: doces de qualquer tipo, bolos recheados com cobertura, e biscoitos doces, refrigerantes e sucos industrializados. Você costuma comer qualquer um deles com que freqüência?

Raramente ou nunca
Menos que 2 vezes por semana
De 2 a 3 vezes por semana
De 4 a 5 vezes por semana
Todos os dia
 

12) Qual tipo de gordura é mais usada na sua casa para cozinhar os alimentos?

Banha animal ou manteiga
Óleo vegetal como: soja, girassol, milho, algodão ou canola
Margarina ou gordura vegetal
 

13) Você costuma colocar mais sal nos alimentos quando já servidos em seu prato?

Sim
Não
 

14) Pense na sua rotina semanal: quais as refeições você costuma fazer habitualmente no dia?

a Café da manhã
b Lanche da manhã
c Almoço
d Lanche ou café da tarde
e Jantar ou café da noite
f Lanche antes de dormir
 

15) Quantos copos de água você bebe por dia? Inclua no seu cálculo sucos de frutas naturais ou chás (exceto café, chá preto e chá mate).

Menos de 4 copos
8 copos ou mais
4 a 5 copos
6 a 8 copos
 

16) Você costuma consumir bebidas alcoólicas (uísque, cachaça, vinho, cerveja, conhaque, etc) com qual freqüência?

Diariamente
De 1 a 6 vezes na semana
Eventualmente ou raramente (menos de 4 vezes ao mês)
Não consome
 

17) Você faz atividade física REGULAR, isto é, pelo menos, 30 minutos por dia, todos os dias da semana, durante o seu tempo livre?


Atenção: Considere aqui as atividades da sua rotina diária como o deslocamento a pé ou de bicicleta para o trabalho, subir escadas, atividades domésticas, atividades de lazer ativo e atividades praticadas em academias e clubes. Os 30 minutos podem ser divididos em 3 etapas de 10 minutos.
Não
Sim
2 a 4 vezes por semana
 

18) Você costuma ler a informação nutricional que está presente no rótulo de alimentos industrializados antes de comprá-los?

Nunca
Quase nunca
Algumas vezes, para alguns produtos
Sempre ou quase sempre para todos os produtos
 
 
  
  Topo | Voltar

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.
Os objetivos do Dia Mundial da Alimentação são:
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os páises em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Em 2011 o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: "Preços da alimentação - da crise à estabilidade."

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

São Benedito comemora um ano de UBS com Caravana da Saúde

Publicado em 05 de Outubro de 2011 às 17:54
A população da Vila São Benedito teve um dia de festa no último sábado, 24 de setembro. Além da Caravana da Saúde, ação realizada mensalmente pela Prefeitura de Itapeva por meio da Secretaria Municipal da Saúde, os moradores puderam comemorar um ano de funcionamento da Unidade Básica da Saúde da Família do bairro.
Estiveram presentes durante a solenidade de comemoração de aniversário da UBS o secretário municipal da Saúde Marco André D’Oliveira, além de profissionais da saúde.
A conservação do prédio foi elogiada pelo secretário Marco André. “É muito bom ver que essa Unidade foi tratada com zelo e respeito, tanto pela população quanto pelos profissionais que trabalham aqui”. “A realização da Caravana da Saúde aqui na Vila São Benedito hoje, é uma forma de comemorar um ano de um bairro com mais saúde”, diz.
A Caravana da Saúde foi bastante movimentada. A população aproveitou a oportunidade para por em dia as visitas ao médico e a realização de exames básicos. A Secretaria disponibilizou atendimentos médicos gratuitos, exames de rotina e consultas ambulatoriais. As crianças também tiveram acesso a atividades esportivas, educativas e de recreação.
Foram registrados mais de 200 atendimentos médicos, 28 atendimentos odontológicos e 115 cortes de cabelos, realizados por equipe do Rotary Club. As ações socioeducativas contaram com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Itapeva. A Luz da Visão também fez parte do mutirão com massagens terapêuticas.

A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde foi realizada em parceria com as Secretarias de Esporte, Cultura e Turismo, Educação, Defesa Social, Ação Social e Agricultura e Abastecimento do município de Itapeva.
REDE SANS ITAPEVA ESTEVE  TAMBEM NA CARAVANA

Vila Dignidade comemora Dia Nacional do Idoso

Publicado em 3 de Outubro de 2011 às 17:42
O Projeto Caminhando pela Saúde, vinculado a Unidade São Camilo e com parceria das Secretarias da Ação Social, Fundo Social de Solidariedade e Escola Técnica Centro Paula Souza (Minas), através da qualificação da Rede de Saúde, realizou no dia 30 de setembro de 2011 na Vila da Dignidade o evento em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, com ações que visam à melhoria da qualidade de vida.
Com apoio da Escola de Minas, os alunos realizaram Aferição de Pressão Arterial e teste de Glicemia Capilar. Também teve cortes de cabelo realizados pelo Fundo Social de Solidariedade.
A Enfermeira responsável pela unidade Maristela Silvestre de Oliveira, convidou a todos os presentes a participarem das palestras onde o Secretário Municipal da Saúde Marco André deu início às falas ressaltando a importância da equipe multidisciplinar que atua nas atividades em Promoção a Saúde e na ocasião a qualidade de vida ao idoso.
O evento seguiu com a realização de palestras e atividades ministradas com os profissionais Dr. Leonardo Tassinari, Geriatra da unidade e Drª. Danielle Maria Ricardo Guerreiro Soler que distribuiu escovas e cremes dentais aos participantes.
 
A nutricionista Camila de Oliveira focou sobre a importância da alimentação saudável e para finalizar o evento a fisioterapeuta Marília Ramos preparou algumas atividades corporais para que os idosos pratiquem no seu dia dia.
 
Texto: Cristiane Camargo
 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeitura inaugura a 10ª Casa do Leite em

 A Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, inaugurou mais uma Casa do Leite. Dessa vez no bairro Lagoa Grande. A inauguração oficial aconteceu no dia 29 de setembro e contou com a presença dos moradores e agricultores daquela região, além de autoridades políticas de Itapeva. Com essa nova instalação, o município passa a contar com 10 Casas do Leite.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Itapeva Cassiano Tóffoli de Oliveira afirma que a inauguração foi muito esperada por todos. “Os agricultores da Lagoa Grande tinham dificuldades no armazenamento e transporte do leite, devido a distância até a unidade do bairro da Caputera. Montamos essa Casa para dar melhores condições aos produtores. Aqui eles contam com o auxílio importante de um tanque de resfriamento”, conta. “A entrega desse prédio não significa o término de um trabalho no bairro, mas sim o começo dele”, reforça Cassiano. “A Prefeitura de Itapeva tem investido na agricultura, seja na contratação e capacitação de mão de obra ou na aquisição de equipamentos”, conclui o secretário.
De acordo com o prefeito Luiz Cavani, o objetivo do governo municipal é dar qualidade de vida aos moradores da zona rural, que tiram o sustento do mesmo local onde moram. “Nosso trabalho é sempre voltado nesse sentido”, diz o prefeito. “Essa é a décima Casa do Leite a ser inaugurada e temos mais oito em construção. Queremos que nossa cadeia do leite apareça e dar assistência para o fortalecimento das associações dos agricultores familiares”, finaliza Cavani.
Caso do Leite do Bairro Lagoa Grande
Equipamentos utilizados na produção e armazenamento do leite
Moradores prestigiam a inauguração
Prefeito Luiz Cavani e secretário municipal da Agricultura e Abastecimento inauguram a Casa do Leite
Caso do Leite do Bairro Lagoa Grande
Equipamentos utilizados na produção e armazenamento do leite
Moradores prestigiam a inauguração
Prefeito Luiz Cavani e secretário municipal da Agricultura e Abastecimento inauguram a Casa do Leite
Tanque de resfriamento
Tanque de resfriamento